terça-feira, 10 de março de 2009

Introdução



O desenvolvimento infantil está em processo acelerado de mudanças, as crianças estão desenvolvendo suas potencialidades precocemente em relação às teorias existentes.


Diante dos avanços em geral, da evolução cientifica e tecnologica, a criança deste seculo também está evoluindo. A mudança de hábitos e atitudes dos adultos para com as crianças ocasionou alterações em todo desenvolvimento infantil. As diferentes áreas do cerebro humano se desenvolvem por meio dos estimulos que a criança recebe ao longo dos sete primeiros anos de vida, portanto, como os estimulos são diferentes, consequentimente as reações também. As crianças hoje são mais inteligentes, mais espertas do que as de algumas décadas atrás. As familias menos numerosas, pais que trabalham fora, crianças que frequentam berçarios, creches, ou escolinhas maternais recebem estimulos distintos daquelas que eram criadas em casa. É portanto, com está criança que o educador tem de saber lidar, tem de reconhecer suas necessidades e procurar atendê-las dentro do contexto educacional atual.

Se temos hoje educandos com caracteristicas próprias de uma era tecnologicamente desenvolvida, mentalmente e hiperestimuladas, temos um grande número de crianças emocionalmente imaturas e com dificuldades motoras que necessitam ser estimuladas para um completo desenvolvimento do ser.

Para podermos estabelecer os parâmetros educativos da criança de hoje, precisamos enxergá-la nas dimensões: corporal, afetiva e cognitiva, que devem desenvolver-se simultaneamente e concomitantemente.

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